quarta-feira, 31 de março de 2010

E já estamos (quase) em abril

¹

Depois de vários meses deixando o blog de lado, confesso que mesmo hoje, com esta postagem, não sei se consigo me dedicar a este diário da forma que gostaria. Fato é que sempre tive algumas pretensões com as tarefas às quais me dedico, e aqui, a recíproca se mantém verdadeira. 
Porém, por falta de tempo (ou de saber controlar o que tenho, vai saber), manter o blog atualizado periodicamente não é fácil, o que é uma pena, porque sinto muita falta de escrever, de colocar em prática algo que gosto tanto de fazer.

E neste ano, com tantos eventos importantes acontecendo, como Copa do Mundo e Eleições, se eu ficar de fora da blogosfera, não vou conseguir me perdoar. Além disso, de outubro para cá, minha concepção de muita coisa, no âmbito profissional, mudou bastante, tudo por conta do lugar que venho trabalhando: Rádio Itatiaia.
²
Lá, além de pessoas maravilhosas que conheci, passei a ter contato com profissionais que sempre admirei e respeitei seus trabalhos. Falo isso com muita naturalidade e sinceridade, primeiro, porque desde pequeno me lembro escutando a Itatiaia, tradição dos meus dois avôs, aficionados com a emissora. Um, já falecido, tinha um radinho, o qual tenho hoje em minha casa, ligado 24h - literalmente -, na AM 610. Já o outro, cheio de saúde, continua ouvindo no radinho de pilha o melhor do jornalismo, esporte e prestação de serviços. Meu pai, obviamente influenciado, adora Itatiaia. Para ele, acredito não ter tido momento melhor do que ter me escutado pela primeira vez nas ondas da emissora.
Bom, voltando aos profissionais com os quais trabalho, me sinto realmente um privilegiado. Tenho a alegria de trabalhar diretamente com dois dos maiores comunicadores do estado: Carlos Viana e Laudívio Carvalho. E é claro, de uma forma ou de outra, trabalho com todos os outros profissionais do jornalismo, de forma mais ou menos direta.

Engraçado, hoje percebo que todo o nosso trabalho na redação é importante para o jornalismo da emissora, noção essa que eu não tinha. Sabem quando, depois dos destaques do Jornal da Itatiaia, entram as vinhetas institucionais e comerciais, na voz do grande (e gente boníssima!) Rui Chaves? "Jornal da Itatiaia, um compromisso com a verdade. Diretor, Emanuel Carneiro. Editores (...). Coordenação, Maria Cláudia Santos. Participação de toda a equipe de jornalismo, comandada por Márcio Doti." 
Pois é, esse "toda", é mais do que verdade. Lá, mesmo sendo da produção de programas, todos contribuímos de alguma forma para o jornal, para os noticiários, enfim, para a harmonização dos produtos noticiosos da casa. E como um dos produtores do Plantão da Cidade, já tive matérias minhas veiculadas no ar. Além disso, às vezes, de forma planejada ou não, surgem oportunidades no principal produto da casa, como no início deste mês, quando minha primeira matéria no Jornal da Itatiaia foi ao ar, falando sobre a premiação do Oscar. Abaixo, você confere o material que foi ao ar pela Rede Itasat, a maior rede de rádios do estado, abarcando quase 800 municípios. Quando paro para pensar... É o meu trabalho chegando lá na rádio Voz São Francisco, em Januaária, e em outras 59 afiliadas.  Responsabilidade total, hein?

Oscar 2010 - Jornal da Itatiaia 1ª Edição by lufecap

Isso sem contar as matérias que nós apuramos, conseguimos uma fonte, ou personagem. No caso do serial killer de Contagem, por exemplo, foi a produção do Itatiaia Patrulha, Renato Rios Neto e este que vos escreve, que pautaram toda a cobertura no jornal do dia seguinte.

Dito tudo isso, só posso concluir o que sempre é dito no mundo acadêmico: jornalismo é feito em equipe. E é verdade. Mas quando falamos assim, não são várias pessoas trabalhando em cima de um mesmo objetivo, uma mesma tarefa, mas sim, todos em frentes diferentes, em prol do mesmo resultado, do mesmo produto.  E, a modéstia que me perdoe, fazemos um bom trabalho, de ponta, referência para vários outros veículos em Minas Gerais, principalmente em Belo Horizonte. 
Ai, como é bom escrever! Sinto falta disso! Espero conseguir me organizar melhor para tentar fazer disso um hábito. Enquanto isso, vamos acompanhando os desdobramentos deste ano cheio de acontecimentos, e com isso, aos poucos, o blog vai ganhando vida.

--------------------------------------------------------------------------
Todas as imagens têm seus direitos respeitados:
1 - © 1999 – 2010 Google
2 - © Copyright 2010 - Rede Itatiaia.

3 fala comigo!:

Najela Bruck disse...

Catta Prêta,
mais uma vez parabéns pelo blog. Realmente não é tarefa fácil manter um diário atualizado, sei muito bem disso. Mas espero que possamos nos dedicar mais às coisas que gostamos. Vou passar sempre por aqui, quero te ver lá no Não é Só Glamour também. Fico imensamente feliz por suas conquistas!!! Beijos

Lucas Catta Prêta disse...

Obrigado, queridona.

Manter o blog atualizado não vai ser fácil, mas a gente tenta, né?
Vou passar no NeSG e deixar um comentário, ok?

Beijo!

Wander Veroni Maia disse...

Catta Prêta, sua voz na locução é ótima, meu amigo! Orgulho de acompanhar o seu crescimento profissional. Tenho certeza que vc irá colher ainda muitos frutos na nossa profissão. Abraço

Postar um comentário | Feed



 
^